quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Chuveiros Blindados e DR

Oi gente!!!

Estou adorando descobrir as coisinhas que precisam pro apê e acho legal compartilhar aqui no blog, porque talvez vocês tenham as mesmas dúvidas que eu!
Tenho uma amiga que há uns 4 anos foi morar em seu apartamento novo e teve problemas com o chuveiro caro que ela comprou e depois descobriu que ele não era compatível com o DR... Toda vez que ela ia tomar banho, o DR desarmava toda a eletricidade da casa dela, e ela demorou pra descobrir o que era!
Liguei ontem para obra do Ecoville Residence e eles me confirmaram que o nosso apartamento tem o Dispositivo DR. Mas e vaí? O que danado é DR?

Fui pesquisar e olha o que achei:

DR - Dispositivo de Proteção à Corrente Diferencial Residual
Quando há uma fuga elétrica esse dispositivo desarma o circuito elétrico. Essa fuga elétrica pode ser um simples cabo/fio descascado em algum lugar da edificação, bem como pode ser uma pessoa levando um choque, e daí com o desarmamento elétrico, evita que muita gente morra eletrocutado.

Caso uma instalação elétrica tenha "fugas" de eletricidade, o DR desarma instantaneamente, até que a "fuga" seja eliminada. Aí acontece de alguns eletricistas ficarem loucos da vida (com o DR "dedo duro"), como as informações agora chegam mais facilmente aos clientes, estes por sua vez compram os DR's e solicitam aos eletricistas para o instalarem, porém quando instalam o DR quase de imediato o mesmo começa à "desarmar" e o pior, na maioria dos casos a instalação que o eletricista esta fazendo é nova, cabe então ao eletricista contratado sair "à caça" da tal fuga. Como alguns tem dificuldade com a elétrica (mesmo sendo "eletricistas"), não sabem por onde começar e achar a "fuga", então "CASTRAM" o DR (abrem o DR e cortam conexões internas), que por sua vez não opera mais (portanto fique de olho no eletricista). Já outros eletricistas (de verdade) procuram pela tal "fuga", o acham e eliminam, assim o DR "desarma" somente quando alguém levar um choque ou algum equipamento/fiação der "fuga" à terra. Para descobrir se o DR foi "castrado", pressione o botão de teste do mesmo, o mesmo deverá desarmar, se não ocorrer o mesmo está com defeito ou foi "castrado"!

E aí conversando com essa minha amiga, descobri que tinha que comprar um chuveiro blindado por conta do DR. Os chuveiros normais simplesmente, acredito eu, por "puxar" muita energia e entrar em contato com a água, desarmam o DR.

Olhem a diferença de resistência:

Fonte: Casa Abril

1- Resistência mais antiga, essas molas ficam encaixadas no terminal do chuveiro, sendo o ideal chamar um eletricista para a troca do mesmo.
2- Resistência Refil, que já vem montadinha, sendo mais fácil a substituição
3- Modelo Blindado, protegido por aço inox ou cobre, compatível com DR e indicado para regiões de água salobra, cujos sais corroem os mecanismos comuns. É mais caro, mas em compensação, esse modelo não queima.

Claro que o Chuveiro Blindado não é a oitava maravilha do mundo como vocês estão pensando, já chequei no Reclame Aqui e tem gente insatisfeita, como sempre também existem pessoas insatisfeitas com o modelo "normal". A questão é que ele é compatível com o tal DR, fora que a danada da resistência NUNCA queima! :)

Então fomos a busca do nosso chuveiro blindado!!
Olhamos o Blinducha Lorenzetti e o 4 estações da Corona.

A Blinducha Lorenzetti tem 7.500 Watts de potência, com haste para mudar a temperatura gradualmente. Essa haste fica logo atrás do chuveiro e dá pra ver melhor na segunda imagem.


O ponto negativo desse chuveiro que encontrei foi que como a resistência blindada é mais pesada que as outras, aconteceu já do própio "cano" baixar com esse peso e o chuveiro não ficar mais reto, como vocês podem ver aí nas medidas, o chuveiro instalado fica com 48,3cm de profundidade.

Encontrei esse chuveiro a venda na Ferreira Costa (loja de construção aqui em Recife) por R$239.


Apesar de um pouco mais caro, optamos por comprar o Corona 4 Estações que estava por R$259.


O chuveiro tem 6.500 Watts de potência (1000 a menos que o da Lorenzetti), ou seja, teremos um pouco mais de economia na energia, com essa haste atrás dele que também muda a temperatura gradualmente. Tem essa luz em led que indica de verde a cor vermelha a temperatura da água (sendo verde a fria e vermelha, quente). E o que eu mais gostei nele é que o "cano" dele praticamente não existe! rs Ele tem 14,9cm de profundidade, contra os 48,3cm da Lorenzetti! Isso é maravilhoso para o nosso box minúsculo que tem 80x80cm! É um ovinho mesmo! Eu fico brincando que a gente não vai conseguir lavar o cabelo com os braços abertos estilo essa foto, senão vamos ficar se debatendo no vidro do box! haha!


E aí a gente vai ter que lavar os cabelos estilo "abdominal", com os cotovelos pra frente! KKKKKKK


Pois bem! Eu ia comprar só um, porque eles são bem carinhos, mas Neto me convenceu a comprar logo o outro porque de uma maneira ou de outra iríamos desembolsar esse dinheiro depois pra comprá-lo. Mas é que estamos gastando tannnto que eu fico doidinha! Queria ter mais dinheiro pra fazer uma super reforma, mas como não temos, vou me contentar com o que dá pra fazer e deixar a nossa casa o mais parecido com a cara da casa de Neto e Anne!

Espero que vocês tenham gostado de saber dessas coisas de DR e Chuveiro blindado tanto quanto eu curti pesquisar tudo!


Beijinhos!!!


30 comentários:

  1. pensei que você ia falar já da primeira DR (discutir relacionamento) que vcs tiveram depois de casados hahahha

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkk
    Não, não... a DR de discutir relação fica só entre eu e ele mesmo! haha

    ResponderExcluir
  3. eu tb achei que era DR de discutir relação kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk Existem vááários tipos de DR, tá vendo? :D

      Excluir
  4. Eu já tinha ouvido falar desse DR, mas não sabia sobre o sistema blindado.
    Adorei a dica e vou ficar atenta quando receber o apê.
    Beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Babi! Fico feliz em saber que esse post ajudou!!! :D

      Beijinhooss!

      Excluir
  5. Nuss foi um verdadeiro aprendizado seu post... não sabia nada disso...
    Parabéns ótimo post e bem esclarecedor!
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Ei, Anne. Passando pela primeira vez aqui no seu blog, uma graça. Já vou ficando, pois estou na mesma fase rs... Reforma, mobília e decoração do lar! Amo. Primeiro, amei suas cadeiras rs... Adoro essas pedras canjiquinhas, ainda mais essas que já vem na placa, mais fácil e barato de colocar! Quero colocar na nossa churrasqueira. Rs... Meu chuveiro também ficava desligando toda hora, mas o eletricista disse que era o disjuntor (assim que escreve)? Comprou um de especificação maior e aí parou, bem... nem sabia dessa pecinha DR, vou até ver lá rs... Lá em casa eu comprei 1 chuveiro definitivo, mas não tão caro, pois é do banheiro de hospedes. O nosso eu comprei um baratinho de 40 reais, porque não estamos morando lá, foi porque família de longe vieram para o casório e deixamos eles instalados por lá. Beijos lindona, fique a vontade para visitar meu cantinho também, seja bem vinda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, que comentário gostoso de ler!!! Fico feliz que estamos na mesma fase!! :D

      Obrigada pela visita no blog, adorei o seu também!

      Beijinhos!

      Excluir
  7. Anne, quando falo "minha casa" é a casa do Brasil rsrsrs... A casa da França já alugamos mobiliada e tudo mais, então nem mexo em nada aqui. E acho que o aquecimento aqui em casa nem é a gás, é energia solar. Vamos ficar aqui por 9 meses e depois retornar ao Brasil, minha sogra está morando em nossa casa por enquanto porque vendeu a dela mês passado e vai começar a construir uma nova casa, para não ter que alugar casa e para cuidar da nossa casa que estava cheia de coisa dentro e sem ninguém para cuidar rs... Mas já estamos encaminhando algumas reformas, só falta a arquiteta mandar os projetos estruturais :) Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii que delícia, Mari!
      Agora entendi!! rs

      Beijos!!!

      Excluir
  8. Super importante sua postagem querida, afinal de contas não sabemos quando vamos precisar dessas dicas, eu adorei e vou mostrar pro noivo :D

    http://casoriofeitoamao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ajudou mto! Parabéns!!!

    Fernanda

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo post, sou eletrotécnico e só quero complementar que o disjuntor DR deve ser de 35A no caso de 220V, se for menor vai desamar. Anne só me diga uma coisa, esse modelo corona tem aquele chuveiro, não encontro em fotos na net por isso cai no seu blog. obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela informação, só complementando o DR deve ser de 35A no caso de 220V se for menor vai desarmar. Só queria saber se esse modelo corona tem aqueles chuveirinho de chuveiro comum, não achei fotos na net nem no manual do fabricante. Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. KKKK nem acredito que to vendo isso, sou eletrotécnico, projetista, e achei perfeita sua pesquisa sobre DR, foi uma visão que muitos no meu ramo não tem, e o melhor, uma visão de usuário e não de técnico.

    Pra falar a verdade, me esclareceu mais do que anos de profissão kkkkk.

    Muitos engenheiros e técnicos deveriam ver esse post....

    ResponderExcluir
  13. Parabens gostei do blog,sou o anderson eletricista e concordo com isso,nao de moleza para os eletricistas preguiçosos,pois a instalaçao eletrica tem como ficar perfeita,parabens e abraços.

    ResponderExcluir
  14. ola meu nome é Antonio e tambem trabalho como eletrica e eletronica, só quero deixar um lembrete que pode esclarecer muito.
    No brasil a norma tecnica exige DR de 30 mA é oque temos de DR mais senssivel no nosso mercado nacional para comprarmos, mais nos estados unidos o DR é de 5 mA e na Europa os DRs são de 10 mA por que? bem eu mesmo vou responder porque nas mulheres uma coorente de 6 a 14 mA ja da a senssação de agarramento e nos homens de 9 a 23 mA, e tambem quero deixar mais um lembrete que muitos não sabem mesmos alguns eletrecistas que se voce encostar no fio fase e no neutro o dr não desarma pois o DR é só um dispositivo contra fugas de corrente para o terra, porque se voce encostar no fase e no neutro o DR vai deduzir que voce é mais uma carga que esta sendo ligada na rede porque se desarmace neste caso tambem desarmaria ao ligar qualquer equipamento entre fase e neutro, portanto não pense que se voce colocar um DR na sua casa voce vai estar salvo de qualquer choque ok.
    antonio_amigo2525@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Estava pesquisando sobre chuveiros e encontrei esse blog. Parabens Anne, excelente material. Estou também no momento de decoração do meu apt. também sou de Recife e estou adorando suas postagens.
    Com relação ao chuveiro, eu tinha comprado um 4 estações no ano 2000 e fiquei surpreso em saber que minha ex esposa ainda usa o mesmo chuveiro. Tinha procurado outras opcoes e vi que realmente o 4 estacoes apresenta a melhor relacao custo x beneficio, principalmente se levamos em consideraçao a dimensao dos banheiros que sao entregues atualmente.
    Fica uma dica: Ha 10 anos atras apenas os blindados nao desarmavam os dispositivos DR, atualmente ja existem no mercado simples, sem resistencia blindada, com indicativo de compatibilidade com dispotitivo DR.
    Abs

    ResponderExcluir
  16. Gostei demais de tudo o que li. O bom deste blog é que todo mundo ajudou a enriquecer a informação. É assim que todos os blogs deviam ser. Sou engenheiro mecânico, não utilizei ainda o DR mas os últimos três chuveiros que tive são de resistência blindada, com um bom aterramento. Não queimam e são confiáveis. O terceiro, um Lorenzetti Jet Blindado 7.500W, caiu no chão (estou em reforma) quando estava desmontado e quebrou o circuito eletrônico. Vou levar amanhã na assistência técnica, mas dependendo do preço e/ou do tempo para consertar vou trocar por outro. Deverá ser a ducha Cardal eletrônica luxo 6.500W. Parabéns a todos, e principalmente à titular do blog.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde; estou tendo problemas com a ducha Jet Control eletrônica Lorenzetti (não é blindada) que queima a resistência a cada 120 a 150 dias em contato com a Lorenzetti me disseram que não é normal, e para levar a uma assistência técnica e mais algumas desculpas que não me convenceram, já que a referida ducha ja passou em duas ocasiões pela assistência. agora procurando por outra opção me deparei aqui com este da Corona, vou compra-lo e testar porque cansei de gastar com a lorenzetti. Valeu a dica, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Anne Andrade, parabéns pela facilidade em expor suas idéias. Continue pesquisando, pois estarei
    sempre atento.Fiz uma casa e o projetista elétrico adotou o sistema Dr, mas eu não sabia o mecanismo de funcionamento. Agora, já sei.Carlos, o mineiro.

    ResponderExcluir
  19. Excelente matéria! Estou passando por dificuldades para me adequar à má qualidade da água aqui em Caruaru-Pe e as informações aqui vão me ajudar a resolver a questão do banho quente. Parabéns pela matéria! Dinorá

    ResponderExcluir
  20. Em matéria de chuveiros com resistência blindada, qual o melhor: corona ou Lorenzetti? ou até outra marca. Preciso comprar um com resistência blindada porque o meu está disparando o disjuntor pelo sistema DR de uma hora para outra. Usava há três anos a mesma marca, Chuveiro Lorenzetti Advanced sem ser blindado nos dois banheiros e na troca da resistência da suíte, não pegou mais. Mistério!!!

    ResponderExcluir
  21. Parabéns... vc ta se saindo melhor qe um profissional especializadoh... Otima esplicação, e de forma transparente qe qalqer um entende... meus parabéns mesmo!!! Trabalho com eletrica, e adorei seu post'!!!

    ResponderExcluir
  22. Parabéns, muito boa iniciativa, como dito acima: Vai ajudar a muitos até mesmo os profissionais da área. Sou Mecatrônico e vi um material sucinto, prático e tecnicamente completo.
    Fiquei rindo aqui imaginando a cara de raiva dos maus eletricistas sobre o "Pulo do gato" quando naão davam conta do defeito e "Capavam" (Jumper) o DR, inutilizando-o.
    Parabéns!
    -Sim já ia esquecendo: Fiquem de olho nesse negócio de trocar disjuntor por outro de corrente maior!!! Suas instalações podem pegar fogo!
    Disjuntor tem de ser calculado de acordo com bitola da fiação e carga ( equipamentos elétricos), se algum eletricista lhe propôr a troca, seja cauteloso(a) e peça explicação e o famoso "porquê disso se funcionou até hoje?".
    Disjuntor também tem fim de vida útil, substitua se necessário por outro idêntico, salvo cálculos e fiação!

    ResponderExcluir

Leio com muito carinho todos os comentários!
Deixe o seu também, que eu vou ficar muito feliz!

Beijinhos!

Anne Andrade